Kit básico para começar { básico }

Neste post vou falar o básico, o que você vai precisar pra começar a bordar, sem segredos, sem dificuldades, apenas para que você entre no mundo ponto cruz. Em outros posts detalharei cada um dos acessórios necessaries e aos poucos, vamos evoluindo.

O que precisa comprar de imediato: agulhas, linhas, tecidos, tesourinha e talvez bastidor. Digo talvez, porque eu, por exemplo, prefiro bordar segurando o tecido. Mas ai, você vai precisar achar o seu jeito.
kit_basico

AGULHAS: As agulhas usadas para o ponto cruz são as de ponta mais redondinhas, mas cuidado pois elas podem ser confundidas com as agulhas de tapeçaria ou lã. Elas tem algumas espessuras e comprimentos diferentes: 22, 24 e 26, quanto maior o número, mais fina a agulha. Para você saber qual vai usar, vai depender do tecido e desenho que vai fazer pra escolher qual a agulha adequada. Quanto mais fino o tecido (com quadradinhos menores) e a linha, mais fina sera a agulha.

LINHAS: As linhas para o ponto cruz tradicional são as de algodão, tipo mouliné. Você vai encontrar centenas de tons, cores metalizadas, mescladas e opacas. Cada marca e cor tem um código diferente e as mais famosas no mercado são a Anchor (Coats Corrente), DMC e Máxi Mouliné que, ao longo do tempo, não desbotam fácil e deixa o bordado mais duradouro.
Sempre encontrará uma legenda de cada cor nos gráficos dos desenhos de quando for bordar e, pra garantir a fidelidade ao desenho, siga as legendas e compre as cores marcadas.
Para você que está começando, compre as linhas meadas, que é um punhadinho de linha, assim você vai usando na medida que precisa.
Cada meada de linha mouliné vem com 6 fios, mas você vai separar 2 ou 3 fios para bordar apenas.

TECIDOS: O tecido mais comum para ponto cruz é o etamine, pois é bem demarcado onde vc deve entrar com a agulha. O etamine tem tamanhos diferentes de trama como: 3, 4, 5, 6, 7 e 8 que é a quantidade de fios por centímetro.
Outro bastante comum é o cânhamo que tem a trama mais aberta e por isso, é mais bacana trabalhar com 3 ou 4 fios pra ficar mais preenchidinho.
Você vai encontrar estes tecidos em várias cores, basta ver o que combina com seu motivo.

BASTIDOR: O clássico aro redondo para prender o tecido. É muito usado por americanas e britânicas, mas eu particularmente não gosto, me atrapalha, pois você acaba não segurando o tecido, dificulta a passagem da agulha que precisa passar pela frente, pegar a agulha no verso, voltar pra frente e ai, isso cansa e demora, rs. Mas sempre há quem se adapte e goste por ser mais fácil de contar os pontos e ver o desenho como um todo.
De qualquer forma, pra quem está começando, acho que vale a pena tentar até pegar o jeito.

TESOURA: Na verdade qualquer tesoura bem afiada resolve, mas gosto daquelas pequenas, pois é mais prática na hora do manuseio e faz menos volume.

Outros acessórios:
• cartelas plásticas para enrolar as meadas de linha. Ah, sempre marcar o número da cor.
• caneta para marcar tecido. É uma caneta especial para bordado, onde a tinta sai sozinha ou com água.
• caixa com divisórias pra você guarder as cartelas e outras coisinhas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s